ARTE NA EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA e ESTÁGIO NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE FORMAÇÃO HUMANA
Renata Vasconcellos
Oi genteeeee!
Hoje vou contar um pouco do que faço, da minha vida profissional e falar dos meus colegas Pedagogos no Polo Nova Friburgo.
Meu nome é Renata Cunha Vasconcellos, sou formada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia /NF, onde me especializei em Administração Escolar. Possuo Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Christus/CE e Pós-graduação em Educação Tecnológica, pelo CEFET/RJ.
Meu AMOR pela educação, começou quando eu acompanhava minha mãe na escola, que ela dirigia, naquela época, Jardim de Infância. Desde cedo fui escrevendo minha história pautada em experiências significativas, aprendizagens maravilhosas, entendendo que ali era o meu lugar. Ela, minha mãe, me mostrou outros caminhos, me deixou livre para traçar outros eixos, mas eu só enxergava um.
Eu tenho uma verdadeira paixão pela profissão de Pedagoga e acredito que a Educação é a chave para promover verdadeiras transformações sociais.
Atuo diretamente na formação acadêmica e humana dos alunos, trabalhando como Tutora Presencial no Curso de Pedagogia/UERJ e Tutora Coordenadora das Disciplinas Pedagógicas UERJ-UENF-UFF. Além dessas funções, tenho uma matrícula pela PMNF, com o cargo de Pedagoga, que me possibilita de contribuir na mediação do processo de aprendizagem, aprendendo e ensinando como uma veia de mão dupla, apresentando dessa forma, como uma das principais características do profissional de Pedagogia.
Minha trajetória no Polo Friburgo/CEDERJ se iniciou em 2007 e desde então venho acompanhando o brilhante trabalho que é realizado nesse Polo referência, que já realizou inúmeros projetos, eventos, além da formação de excelência que lhe é peculiar.
Não é à toa que o Polo Friburgo, ganhou o prêmio UAB de 3º melhor Polo EAD do Brasil. Somos uma família e a relação direção-alunos-tutores presenciais-tutores coordenadores-funcionários é de acolhimento e afeto.
Como descreve a nossa diretora de Polo, Rosali Zavoli, não temos medo de trabalho. Atualmente, estamos desenvolvendo o Projeto Piloto da disciplina de EESFH, idealizado pelo querido Alfredo Cunha, pois além do ambiente escolar, o Pedagogo pode encontrar oportunidades em empresas, ONGS e órgãos públicos, hospitais e no mercado de produção de material didático, daí a importância de conhecerem o projeto. Também estamos participando da realização da VIII e IX Etarserra, que será esse ano totalmente online por conta da Pandemia do COVID-19. Enfim, não temos dificuldade de implementar Projetos, às vezes, só nos falta tempo.
Contamos com 15 Pedagogos no Polo Friburgo, que fazem toda a diferença no combustível das ações da formação humana de cada aluno. Somos 12 Pedagogas (03 na faixa etária de 31 a 50 anos e 09 com mais de 51 anos.). São 03 Pedagogos (02 na faixa etária de 31 a 50 anos e 01 com mais de 51 anos).
A maioria dos Pedagogos possuem mais de 16 anos na profissão de magistério, 12 ao todo; 02 de 06 a 15 anos de experiência e 01 Pedagoga com menos de 05 anos na área. No CEDERJ / Polo Nova Friburgo, nossa equipe já atua um bom tempo: 05 com mais de 11 anos, 07 entre 04 a 10 anos e 03 com menos de 03 anos.
Todos nós possuímos Especializações e, alguns, Mestrado. Formamos uma equipe que gosta de aprender e ensinar e acreditamos que, além de ministrar aulas, temos que ter um lugar de escuta.
Em relação ao número de funcionários, contamos com 3 na secretaria, 2 na setor de limpeza e 1 na direção do Polo.
O Pedagogo precisa ter empatia para ouvir e compreender as necessidades dos alunos e, então, atuar como um mentor, orientando todos em seu caminho de autoconstrução acadêmica e humana.
A curiosidade e criatividade são fundamentais na formação do Pedagogo. A curiosidade é o combustível para nos mantermos em movimento e descobrirmos novas maneiras de ensinar e, a criatividade que nos possibilita darmos frutos as curiosidades, inovando por meios de novas técnicas e metodologias.
É acreditando que as pequenas ações podem gerar mudanças positivas no mundo, por meio da formação humana de cada aluno, que convido vocês para participar desse Projeto inovador da Disciplina de Estágio nos Espaços Sociais de Formação Humana no nosso Polo Nova Friburgo, que mesmo em plena Pandemia de COVID-19 consegue criar forçar e se reinventar.
Deixo aqui meu carinho e abraço que cada um precisa nesse momento difícil da vida e finalizo com as sábias palavras do Leonardo Boff, que tanto admiro.
“A educação do cuidado resgata o que é emergência mais espetacular, misteriosa e bela, que jamais existiu no mundo que conhecemos e que é o milagre da existência de cada pessoa humana. Os sistemas, as instituições, as ciências, as técnicas e as escolas não possuem o que cada pessoa humana possui: a consciência, a amorosidade, o cuidado, a criatividade, a solidariedade, a compaixão e o sentimento de pertença a um Todo maior que nos sustenta e anima.” Leonardo Boff